Qual é Melhor Azeite do Brasil

Com o intuito de gerar audiência, e até receita, a grande mídia costuma publicar matérias com os melhores produtos disponíveis no mercado, utilizando consultas a especialistas. Esta semana um grande jornal publicou um dessa matérias, específica sobre azeites nacionais, que se repete quase mensalmente e cuja avaliação de “especialistas” já ocorreu há mais de um ano.
É também comum publicações divulgando que determinado azeite brasileiro foi escolhido como melhor do mundo, melhor das Américas, melhor do hemisfério
Trata-se de artigos pouco úteis ao consumidor por uma série de motivos. Por exemplo, com relação a avaliação de especialistas:
1.Será que todos os produtos do mercado foram considerados?
2.Quais foram os critérios para escolher os avaliados
3.Qual o gabarito de quem avaliou e qual a sua representatividade?
4.Quais os critérios utilizados na avaliação
No caso específico do azeite o Brasil possui quase duas centenas de marcas de azeite. Será que todas foram avaliadas?
Nas publicações sobre resultado em competições o problema é o mesmo. Existem dezenas delas ao redor do mundo com vários critérios e só é contemplado quem enviou amostras e nada disso é explicado nas matérias.
Um azeite premiado efetivamente é bom. Mas quantos outros existem com a mesma qualidade. Será que os melhores efetivamente participaram das competições? Será que os especialistas das competições não cometeram injustiças?
O papel da imprensa é informar ao consumidor. Mas nos tempos atuais é preciso muito cuidado com informações incompletas e imprecisas. Por não tomar esses cuidados a imprensa vai perdendo a credibilidade.
Para o consumir resta buscar a informação completa, não se restringindo ao que é publicado na grande mídia. Felizmente nos dias de hoje há diversos canais que permitem chegar a informações mais confiáveis.
No caso específico do azeite possuímos centenas de produtores e marcas que merecem análise. Como acontece no vinho, café, queijo e outros produtos alimentícios. Buscar informação é o melhor caminho para o consumidor.
Jorge Cordeiro Duarte
Pesquisador e comerciante em azeite de oliva premium