
Em termos comerciais o azeite brasileiro tem pouco mais de 10 anos. Neste curto período são inegáveis os sucessos alcançados. Mas ainda há muitos desafios pela frente.
O sucesso
Nestes 10 anos o Brasil foi a luta e conquistou muitos sucessos
- Escolha de variedades com boa adaptação ao clima e solo e aceitação do publico.
- 2 terroirs ideais, a Serra da Mantiqueira e o Pampa Gaúcho.
- Investimento em processos e tecnologia de ponta.
- Produtores apaixonados e atualizados.
- Legião de especialistas formados no exterior.
- Azeite de alta qualidade.
- Participação em competições mundiais.
- Obtenção de muitos prêmios nivelando em qualidade com os grandes players.
Os desafios
Apesar do inegável sucesso os desafios ainda são muitos:
- Escala e custos: a grande maioria dos produtores tem pequena escala de produção com altos cultos no cultivo, produção e logística que tornam o produto acessível a uma camada limitada de consumidores.
- Safras irregulares: devido às condições climáticas, a produção brasileira é irregular com safras boas e safras com quedas na ordem de 90% e até 100%. A oferta se torna irregular.
- Distâncias dos centros consumidores e logística: as produções em regiões serranas e/ou afastadas, dificultam o abastecimento a custos razoáveis, com altos custos de logística.
- Ausência de distribuição consistente: A grande maioria dos produtores escoa sua produção localmente ou na internet em sites próprios.
- Ausência de política comercial consistente: Os produtores vendem seus produtos na internet a preços que competem com seus parceiros comerciais.
- Pouca presença em pontos de venda: Devido à irregularidade de fornecimento, preço e logística, o azeite é pouco presente nos pontos de venda a nível nacional. Exceção de São Paulo e praças produtoras.
- Dependência da grande mídia. A grande mídia não oferece uma visão abrangente da oferta, favorecendo determinadas marcas que se esgotam rapidamente, enquanto outras de mesma qualidade não possuem demanda.
Jorge Cordeiro Duarte
Especialista em azeite e produtos gourmet, comerciante e criador de conteúdo.