Azeite – Anatomia da Fraude
Muitas pessoas acham que a legislação Brasileira permite a mistura de azeite com outros óleos e que por isso o azeite brasileiro não é bom. E há também os afirmam que o Brasil precisa ser mais rigoroso na importação de azeite para evitar a entrada de azeites com fraude.n
A questão de azeites com mistura de outros óleos é complexa e merece um estudo aprofundado. Atuamos na comercialização de azeite há onze anos e embora não tenhamos realizado um estudo mais científico percebemos certas caraceterísticas nessa fraude e fazemos aqui a nossa contribuição para o tema.
1.A existência de óleos misturados ao azeite é permitida no mundo inteiro, desde que isso esteja claro no rótulo. Devido ao custo em todo o mundo as pessoas consomem diversos óleos para suas cozinhar que recebem nor,malmente 10% de azeite para enriquecer o produto.
2.A principal fraude no azeite é a mistura com outros óleos estampando “azeite Extra VIrgem” no Rótulo.de azeite.
3.Essa fraude não vem de fora do Brasil, ou seja não há importação de azeite fraudado. A fraude é montada no Brasil com azeite de baixa qualidade, importado regularmente, e processado interinamente em galpões clandestinos.
outras marcas.
.4.Não confundir esses engarrafadores clandestinos com o azeite nacional, que é engarrafado nas fazendas com processamento unicamente das azeitonas de seus olivais.
5.Da mesma forma a fraude nunca ocorre com marcas estabelecidas que dificilmente irão incorrer em fraudes que prejudiquem sua reputação. As marcas são desconhecidas e com a fiscalização desaparecem, surgindo outras marcas.
5.É muito comum também a venda na internet de fraudes processadas na argentina que são contrabandeados e vendidos na internet em galões de 5 litros.
6.O MAPA efetua fiscalizações regulares e fecha estabelecimentos mas a cada dia surgem novas fraudes. Galpões são desmontados e empresas autuadas. Mas novas empresas e novos galpões entram em seu lugar.
7.O principal motivo da fraude é a alta procura de produtos baratos, principalmente para restaurantes, em galões e supermercados do interior, em garrafas. AS Garrafas podem ser encontradas também em mesas nos buffets de refeições por peso.
8.As empresas distribuidoras para esse mercado procuram produtos para abastecer a demanda. A fiscalização interrompe a cadeia, mas ela é reposta rapidamente com novos fornecedores.
A conclusão final é que a fraude é um problema de procura e oferta. A procura surge antes e os aproveitadores criam a oferta. A fraude é sempre de empresas desconhecidas que são criadas já sabendo que terão vida curta, mas podem renascer, com outro nome e em outro lugar. Enquanto houver a demanda sempre haverá a oferta.