O Azeite Brasileiro – Dúvidas, Mitos e Fatos

Muitos brasileiros desconhecem que o Brasil produz azeites. Outros acham que
o azeite brasileiro tem mistura com outros óleos, Por outro lado, outros ouvem
e acreditam que o Brasil tem o melhor azeite do mundo. E há os que acham que o
azeite brasileiro é caro. E muitos que gostariam de comprar não acham o
produto. E há os que sonham que o Brasil pode produzir todo o azeite que
consome. O que é mito e o que é verdade? Qual a realidade do azeite brasileiro.
Sem a pretensão de esgotar o assunto aqui vão algumas considerações.

1.O Brasil Produz azeite?
Sim o Brasil produz azeite, embora ainda em quantidades irrisórias em relação ao consumo (cerca de 1%). A produção, por questões de clima e solo está concentrada na Serra da Mantiqueira (Minas e São Paulo) e no Sul do Rio Grande do Sul.

2.O Azeite Brasileiro é puro? Tem misturas?
Sim o azeite produzido no Brasil é muito puro. Elaborado apenas com azeitonas sem aditivos e conservantes,
Não confundir com os azeites falsos, adulterados, engarrafados em locais clandestinos.

3,O melhor azeite do mundo é brasileiro?
O Brasil possui produz azeite de alta qualidade, em pequenos volumes, com processos modernos e equipamentos de ultima geração. Muitos produtores participam de competições e em algumas delas podem obter notas altas e ficar entre os melhores. São mais de 20 concursos ao redor do mundo e muitas categorias de premiações. Um azeite brasileiro pode receber a nota mais alta em uma determinada categoria, de uma determinada competição. Dizer que é o melhor do mundo é uma estratégia midiática adotada por alguns e não há hoje, em nenhum país, um azeite que possa ser considerado o melhor do mundo,

4.O azeite Brasileiro é caro?
O azeite brasileiro é de alta qualidade, produzido em pequena escala com métodos atualizados e tecnologia de ponta. O pequeno volume tem um custo de produção e logistica alto. Mas produtos semelhantes importados têm esses mesmos custos. O azeite brasileiro, comparado aos similares importados é mais barato.

5.Por que o azeite brasileiro é difícil de encontrar
Por ter produção em pequena escala e em locais remotos, o azeite brasileiro não chega a muitos locais. Ou seja, não há muita produção, é caro e não há muita procura. Esse círculo vicioso faz com o produto seja um nicho de mercado, com produtos disponíveis em casas especializadas ou na internet.

6.O Brasil será um grande produtor de Azeite?
A oliveira exige solos e climas específicos. Gosta de frio, chuva e calor nas épocas certas. O Brasil não tem grandes extensões propicias à oliveira, como têm alguns países europeus. Isso pé um fator que permite afirmar que 0 azeite brasileiro sempre será um nicho com qualidade e pequenos volumes, não atingindo a maior parte dos consumidores.

× Fale Conosco